segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como preparar seu negócio para vender mais?

Para não haver surpresas desagradáveis, prepare-se bem para atender a demanda de final de ano
 
Editado por Priscila Zuini, de

Getty Images



Como preparar seu negócio para vender mais?

Respondido por Dalton Viesti, especialista em gestão

Todos já estão se preparando para as festas de final de ano, planejando suas compras de presentes, lembranças de amigos secretos, ceias de natal, brindes e até férias. Para garantir essas compras, algumas empresas já se prepararam com estoques e logísticas de entrega para atender um crescimento de mercado muito típico no período de festas de final de ano.

Para não haver surpresas desagradáveis, conheça ou informe-se adequadamente sobre o setor de sua empresa e busque informações que o ajude a prever a demanda por sua mercadoria. Também busque fornecedores que possam garantir preços competitivos e lucrativos para seus produtos. Parcerias são fundamentais!

Para a alta nas vendas previstas, avalie a quantidade de pessoas necessárias para um fluxo de vendas adequado sem comprometer a qualidade de seus serviços como filas, tempo de espera e disponibilidade de produtos.

Se a empresa já existe há mais de um ano, faça uma análise sobre o crescimento de vendas obtido no final do ano passado sobre a média dos meses anteriores e aplique este crescimento sobre a média de vendas dos meses anteriores realizadas neste ano.

Se você ainda não controla, comece a controlar a demanda e, não apenas a venda. Esteja atento ao pedido de seus clientes e registre os pedidos não atendidos, esta informação será útil nos próximos anos.

Atentem que nada substitui um bom planejamento, porém quando isso não for possível, atenção aos detalhes de seu negócio pode fazer a diferença. Afinal, quem não é o maior tem que ser o melhor.


Dalton Viesti é consultor, coordenador dos cursos de graduação da Trevisan Escola de Negócios e professor de Empreendedorismo, Marketing e Gestão Estratégica

Envie suas dúvidas sobre gestão para examecanalpme@abril.com.br