quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Três tarefas cruciais para poupar tempo e dinheiro em 2012

lista

Com dezembro, chega a hora de traçar um esboço do que queremos ser em 2012. Para os empresários, há uma lista a mais: a que reúne as ideias e as estratégias para a empresa crescer e atingir seus objetivos.

Tantas boas intenções costumam resultar em folhas e folhas de planejamento, mas o excesso de direções pode fazer o empreendedor se perder pelo caminho.

Por isso, Rhonda Abrams, colunista da área de pequenas empresas do jornal norte-americano USA Today e CEO da empresa The Planning Shop, resume a história e dá seu palpite para reduzir a lista a três atitudes. Se elas forem definidas neste mês, vão ajudar a empresa a poupar para crescer em 2012.

1 - Acelere gastos para reduzir impostos

“Em dezembro, sempre chamo meu consultor para impostos”, diz Abrams. “Revisamos lucros e perdas e examinamos as despesas do negócio para apontar como é possível reduzir o pagamento de tributos onde há margem.”

A tática que ela adota é acelerar todas as despesas e retardar os ganhos para reduzir o lucro total de 2011. Para isso, ela liquida até 20 de dezembro todos os pagamentos que precisa fazer e os que ainda estão pendentes.

Ela também procura pagar com antecedência aluguel e despesas de janeiro e do ano seguinte – como ingresso para feiras e congressos. “Imprima folders, faça doações e divirta-se comprando material para o escritório”, diz.

O segundo passo é deixar os recebimentos para janeiro, se for possível. Isso só vale se o dinheiro não for necessário para pagar contas em dezembro ou se o cliente não fizer questão de acertar as contas em 2011.

2 - Decida-se sobre a previdência

Quem ainda não tem planos de aposentadoria para si e para os funcionários deve pedir ajuda a quem o aconselha sobre impostos. Isso porque 29/12 é a data final para começar um plano de previdência complementar e conseguir redução do Imposto de Renda no ano que vem.

Abrams afirma que muitos empreendedores se negam a guardar dinheiro para a aposentadoria, confiando na renda que virá da venda de sua empresa quando chegar a hora de parar. “É uma estratégia arriscada colocar todos os ovos na mesma cesta. A recessão atual mostra que até grandes companhias sofrem por motivos que são alheios a sua competência e dedicação”, diz.

Para ela, é fundamental diversificar os investimentos. “Isso significa investir um pouco menos no negócio e um pouco mais em você. E, de quebra, reduzir o valor pago em impostos sobre essa quantia.”

3 - Atualize os sistemas

O começo do ano é o momento ideal para modernizar os sistemas operacionais da empresa. Por exemplo: quem usa planilhas de Excel para registrar o caixa da empresa pode estrear um software de contabilidade ou um programa que armazene esses dados em nuvem. “Assim, a empresa tem todos os arquivos de 2011 em Excel e os de 2012 em outro programa, e não metade dos dados em cada um”, aponta Abrams.

O mesmo vale para a atualização de sistemas para operações-chave, como folha de pagamento, backup de documentos e gestão de relacionamento com o cliente. “Dezembro é o melhor momento para examinar e escolher novos sistemas, para começar do zero em janeiro”, afirma a colunista. “Avalie as opções em nuvem, pois muitas foram projetadas para pequenos negócios e são fáceis de usar.”

Fonte: www.papodeempreendedor.com.br