terça-feira, 3 de abril de 2012

80% dos executivos de RH afirmam sofrer com leilão de talentos entre empresas

A maioria (99%) acredita que o cenário de disputa por profissionais qualificados deve piorar no Brasil nos próximos anos


A busca e retenção de profissionais qualificados é hoje um dos principais temas que preocupam os profissionais de Recursos Humanos (RH) no País. 

Em pesquisa da Amcham, 80% dos executivos da área consultados revelaram que suas empresas sofrem com disputa intensa de talentos, consideradas verdadeiros leilões. E as perspectivas para o futuro estão longe de apontar para um horizonte mais positivo. É praticamente unânime (99%) a percepção de que o cenário deve piorar nos próximos anos.

Chama a atenção o fato de que as empresas sofrem com o problema, mas, ao mesmo tempo, se veem impelidas a fazer parte da disputa. Uma fatia de 76% dos executivos revela que suas companhias vivem essa realidade, ao menos em parte.

Na avaliação dos executivos de RH, alguns setores são impactados mais fortemente pelos leilões de profissionais qualificados. Construção civil (68%); tecnologia da informação e comunicação (50%); serviços (45%); energia (27%); e comércio e varejo (22%) lideram a lista.

Ações para enfrentar o leilão

A pesquisa da Amcham identificou ainda que a oferta de benefícios intangíveis vem se consolidando como a principal estratégia das empresas para enfrentar os leilões de talentos. Uma parcela de 69% informou focar suas ações em capacitação, plano de carreira e gestão do clima organizacional, mais do que o dobro da parcela que prefere investir na concessão de atrativos financeiros, passando por salário, bônus, pacote de benefícios e recompensas (30%).

Entre os benefícios intangíveis mais empregados, destacam-se: capacitação e treinamento de colaboradores (usados por 70%); gestão do clima organizacional (59%); desenvolvimento de plano de carreira para os colaboradores (42%); e adoção de flexibilização de condições de trabalho como horário e home office (39%).

Para a sondagem, a Amcham ouviu 74 executivos, gestores e diretores de Recursos Humanos de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos.

Comitê de Gestão de Pessoas

A sondagem foi aplicada durante reunião do comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-São Paulo. O grupo é composto por executivos, gestores e diretores de Recursos Humanos de grandes, médias e pequenas empresas e discute assuntos que envolvem diretamente a gestão do capital humano dentro das companhias.

No encontro do dia 29/02, ocasião em que foi aplicada a pesquisa, foi debatido o tema "Estratégias para Vencer o Leilão Talentos", com as presenças de Marcelo Arantes de Carvalho, diretor de Pessoas e Organização da Braskem; Carlos Griner, diretor de RH da Suzano; e Antônio Salvador; diretor de RH da HP do Brasil.