quarta-feira, 4 de abril de 2012

Conceito humanizado de gestão de pessoas




Laboratório Sabin, com sede em Brasília, investe continuamente no desenvolvimento pessoal, familiar e profissional dos colaboradores. Pesquisa do Great Place to Work Institute confirmou que o laboratório é uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina.

Mais de dois mil empresas disputaram um lugar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina, promovido pelo Great Place to Work Institute, na semana passada, em Atlanta (EUA). Dessas, 49 eram brasileiras. O Laboratório Sabin, já reconhecido por suas políticas de valorização ao colaborador, em atividade no Distrito Federal, Goiás, Bahia e, recentemente, em Minas Gerais e Tocantins, manteve-se na seleta lista de empresas que se destacam pelo excelente ambiente de trabalho. O resultado da edição 2012 da pesquisa elevou o Sabin de 10ª para 8ª posição na categoria com mais de 500 funcionários.

O prêmio foi recebido pela diretora executiva Janete Vaz. Segundo Vaz, o Sabin adota um novo modelo de gestão, onde quem cuida para aumentar a competitividade da empresa não é somente a direção, mas os funcionários também. “Cuidamos do colaborador e da sua família e, em contrapartida, ele busca a competitividade para o negócio”, afirma. “Um colaborador satisfeito e com a menor quantidade de problemas pessoais possível, conseguirá retribuir com mais produtividade e qualidade no trabalho”, conclui a diretora executiva.

Com o foco da política de gestão de pessoas no desenvolvimento humano, a empresa investe 19% do faturamento anual em benefícios para os mais de 1.200 colaboradores. Entre as ações desenvolvidas estão o custeio com inscrições em competições e treinamento da equipe de corridas; a utilização do Espaço Bem-Viver (um estúdio com equipamentos para ginástica); a oferta de bolsas de estudo de 25% a 80% para graduação, MBAs, mestrados e doutorados; o auxílio-casamento; o auxílio-enxoval para o bebê; o auxílio para material escolar; o auxílio-funeral; o Dia da Noiva; parcerias com escolas, creches e universidades; o Programa de Educação Financeira; e a premiação por tempo de casa.

Para a diretora técnica do Sabin, Sandra Costa, outro ponto a ser destacado é qualificação dos colaboradores. “Nossa política de investimento em educação continuada é, sem dúvida, o segredo para garantir a qualidade e a precisão dos resultados entregues aos clientes.”, afirma.

Censo -Em 2011, o Laboratório realizou o “Censo Sabin”. O objetivo foi identificar características dos colaboradores e seus bens materiais, a fim de conhecer a realidade de quem trabalha na empresa e, assim, planejar ações da área de Recursos Humanos. “O Censo contribuiu para a visão estratégica de como os acontecimentos impactam a vida de seus colaboradores e como a empresa pode criar meios para as pessoas terem maior qualidade de vida e possibilidades de construção de sonhos”, avalia a gerente de RH, Juliana Alcântara.

Ao longo desses 27 anos de história, o Laboratório Sabin se consolidou como uma das empresas brasileiras mais admiradas do país. Desde 2006, o laboratório figura na lista das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e na América Latina, segundo pesquisa do Institute Great Place to Work (GPTW).