segunda-feira, 20 de junho de 2011

A importância do Planejamento Estratégico

Muitas empresas atualmente estão em busca de uma melhor estruturação nas suas políticas, e devido a concorrência cada dia mais acirrada, optam por uma adesão baseada no planejamento estratégico, definindo-o como ferramenta essencial para decidir quais serão as medidas a serem adotadas, além..

Por Thiago Nezzi

 
 
Muitas empresas atualmente estão em busca de uma melhor estruturação nas suas políticas, e devido a concorrência cada dia mais acirrada, optam por uma adesão baseada no planejamento estratégico, definindo-o como ferramenta essencial para decidir quais serão as medidas a serem adotadas, além das previsões de como deseja estar inserida no mercado. Portanto, destacaremos todas as principais abordagens do planejamento estratégico, junto com suas características logo abaixo.

Análise do ambiente externo – (Ameaças e Oportunidades)

Nesta etapa do planejamento é avaliado pela alta direção da empresa, quais são os fatores que podem se tornar ameaças ou oportunidades, que por sua vez irão influenciar os resultados internos e externos da empresa. Logo, se presume quais são esses aspectos e cria-se estratégias para neutralizar as possíveis ameaças com o intuito de reduzir os impactos que empresa poderá sofrer devido essas mudanças, e por outro lado, se presume quais serão as possíveis oportunidades através dos estudos nos aspectos políticos e legais, econômicos, sócio-culturais e tecnológicos, pois oferecem a faculdade de crescimento para a organização.

Deixando o ambiente macro que a empresa pertence, porém ainda avaliando o ambiente externo, existe a necessidade de um estudo setorial, que abrange diretamente a concorrência e os stakeholders agregados a empresa. Estudar as 5 forças de Michael Porter, permite a empresa estar mais preparada diante das possíves ameaças vindas diretamente dos concorrentes que compõem seu segmento de mercado. Já os Stakeholders merecem atenção individualizada, pois são grupos que trocam interesses com a empresa, sendo sugerida uma relação de Ganha-Ganha com esses agregadores de serviços.


Análise do ambiente interno – (Forças e Fraquezas)

Dentro da etapa de análise do ambiente interno da empresa, são levados em consideração quais são as áreas deficientes, e quais são as potenciais. Uma relação de aspectos são avaliados e diagnosticados após avaliação como forças ou fraquezas. Dentro de um sub-grupo por exemplo, podem existir características potenciais ou deficitárias, neste caso a empresa pode possuir uma equipe multidisciplinar com profissionais altamente técnicos, e em contrapartida não obter um planejamento de cargos e salários. São potencialidades e deficiências dentro do sub-grupo de Recursos Humanos, que fazem parte da análise interna.

São avaliados nessa etapa os seguintes sub-grupos:

Estrutura física, recursos tecnológicos, sistemas de gestão, recursos humanos, processos, marketing e finanças. Cada sub-grupo deve ser analisado com critérios baseados na cultura e valores da empresa, atrelado as tendências do mercado.

Missão, visão e estratégias

Após realizado o planejamento estratégico da empresa, pode se basear quais serão as medidas a serem tomadas para o crescimento da mesma. Com isso, surge a necessidade da elaboração da (missão, visão e estratégias), pois através destes conceitos são determinados as características principais da empresa, e como ela será vista na sociedade.

Missão é definida como o propósito da empresa existir, para qual necessidade humana ela busca satisfazer.

Visão é um plano a longo prazo, é a definição de onde a empresa quer chegar em determinado tempo.

Estratégias são as medidas que a empresa deverá tomar, para a obtenção da missão e visão ao longo do período.

Com isso temos as abordagens definidas dentro do planejamento estratégico, e a partir destas avaliações e planos de ações, que deve ser elaborado a cada estratégia definida, a empresa possui um rumo com muito mais possibilidade de obter êxito a médio e longo prazo.