quinta-feira, 2 de junho de 2011

Voluntariado. Aliado estratégico na gestão das empresas.

Conceitos como o de voluntariado ou responsabilidade social devem ser parte estratégica do plano de ação empresarial, pois representa benefício para todas as partes envolvidas: empresa, funcionários, instituições e comunidade.


O conceito difundido pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos diz que "o voluntário é aquele jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...". Já para a Fundação Abrinq, em recente estudo realizado pelos Direitos da Criança, o voluntário é um ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Uma vez compreendidos estes conceitos, percebemos que o voluntariado deixa de ter uma conotação material para ter um sentido mais abstrato e de valor comportamental, no que tange à motivação pessoal, à inquietação diante da realidade social e ao impulso de se tornar o agente de transformação. De um modo geral, solidariedade, altruísmo, caridade, engajamento (se sentir útil) são valores sobre os quais se sustenta o ato voluntário (ou a vontade de realizá-lo), cuja motivação principal está na satisfação e no potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

A par destes conceitos, a segunda dúvida que nos surgiu foi sobre a relação entre o voluntariado e administração de empresas, ou o velho e bom "o que é que tem a ver"? Pois isso (a Administração) tem tudo a ver com o Voluntariado e eu já te digo por quê.

Qual o objetivo de toda empresa? Basicamente gerar lucro e satisfazer as necessidades dos seus stakeholders. Quem são os stakeholders? Acionistas, Clientes, Colaboradores e a Sociedade. As empresas, portanto, tem de cuidar e manter seus funcionários e clientes satisfeitos, porém sem deixar de compreender o seu dever perante o meio em que existe, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida.

Conceitos como o de voluntariado ou responsabilidade social devem ser parte estratégica do plano de ação empresarial, pois representa benefício para todas as partes envolvidas: empresa, funcionários, instituições e comunidade. Além disso, contribui para a formação de uma força de trabalho qualificada, já que qualidade dos produtos, tecnologias, diferenciação por serviços ou investimentos financeiros já não são mais garantias suficientes de diferencial competitivo, seja qual for o mercado em que se atue.

Em suma, podemos considerar as seguintes contribuições do voluntariado nas empresas: proporciona maior atração e a manutenção dos profissionais; contribui para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que fortalecem o comprometimento com a organização, fortalecendo a lealdade à empresa; aumenta o nível de satisfação no trabalho; incentiva a criatividade, a confiança, a persistência e o trabalho em equipe; estabelece vínculos entre empresa, funcionários e comunidade, que se sente "proprietária" da empresa e contribui para o melhor posicionamento da marca da empresa (imagem) no mercado, que passa a ser vista como socialmente responsável.

Conceitos compreendidos, trabalho voluntário realizado, o que fica é a compreensão e o aprendizado de que, de maneira holística e sistêmica, o voluntariado em tudo tem a contribuir para a melhoria da gestão empresarial, especialmente no tocante a gestão daquilo que é o principal e mais importante ativo das organizações, as pessoas.