terça-feira, 21 de junho de 2011

Liderança para a Qualidade



A liderança no atual ambiente de negócio é a característica mais apreciada em um profissional, devido à visão de que o principal ativo que as empresas possuem hoje são seus colaboradores e o conhecimento que agregam aos processos de negócio e consequentemente, a cultura da empresa. 
E são os líderes os responsáveis por potencializar os resultados pessoais/corporativos dos colaboradores de uma empresa.

Existem algumas abordagens que descrevem o processo de liderança que são:

Liderança Autocrática: a decisão é tomada por uma única pessoa;
Liderança Democrática: onde a equipe pode expor sua opinião e a decisão é tomada por consenso;
Liderança Liberal: a equipe operacional tem autonomia para tomar decisões sobre os processos que são responsáveis.

Mas a melhor abordagem a ser seguida, é que, a liderança deve ser situacional, pois cada colaborador possui necessidades e expectativas diferentes uns dos outros, sejam elas pessoais ou profissionais e cabe ao líder conhecer cada um de seus colaboradores para assim, poder liderá-los para a conquista dos objetivos da empresa e também dos seus objetivos pessoais.

O foco nas pessoas dentro dos processos é fundamental para o processo de liderança, pois elas são o elemento de transformação dentro de qualquer processo, sejam os manufaturados ou os automatizados, são elas o grande responsável por produzir com qualidade. Reconhecer isso perante a equipe é fundamental para um Líder, pois esta valorização proporciona o envolvimento total do colaborador com a estratégia da empresa.

Então para os profissionais que ocupam cargos de liderança, deve-se sempre praticar o exercício de questionar-se sobre:
Eu conheço individualmente cada membro de minha equipe?
Conheço suas necessidades e expectativas pessoais e de carreira?
A minha equipe tem confiança que minha liderança irá levá-los a atingir seus objetivos?

Esse exercício faz com que o líder perceba se esta liderando uma equipe motivada ou uma equipe acomodada. Para que a equipe não se torne acomodada, tornar o processo de gestão participativo é importante, pois cria o ambiente favorável ao envolvimento de todos para alcance dos objetivos. Para tornar a gestão participativa o líder pode realizar algumas ações como: manter sua equipe informada sobre a situação da empresa e ouvir a opinião sobre a mesma, praticar o empowerment, brainstormings e outras ações que dêem oportunidade da equipe participar e tomar decisões, esse situação fomenta um ambiente motivador para desempenho do trabalho.

Porém, um líder não precisa excluir do modelo de gestão de pessoas a figura do “Chefe”, ele deve apenas mudar o referencial, onde o chefe é personificado em uma determinada pessoa, e mostrar para cada membro de sua equipe que eles possuem sim, um chefe e este chefe são seus próprios objetivos e metas a alcançar, ou seja, o resultados que devem apresentar. Esta abordagem de “chefe” foi defendida por Peter Drucker na teoria de administração por objetivos e se encaixa perfeitamente, no atual contexto de mercado de trabalho, pois você será promovido/reconhecido pelos resultados que apresentar, pelas metas atingidas e também pode ser demitido por não atingir os mesmos. São esses dois processos que caracterizam o “chefe” aquele que demiti ou promove. Já o líder deve ser visto como aquele que vai fornecer os recursos, orientação e um ambiente favorável para o alcance de seus objetivos, ou seja, ele é um facilitador.

Portanto, gestores/líderes exercitem a habilidade de saber ouvir as necessidades e expectativas de sua equipe e aos liderados tenham seus gestores como líder “amigo” exponha para ele suas necessidades pessoais, anseios profissionais, expectativas e sonhos, para que assim ele possa exercer a liderança para qualidade, onde equipes satisfeitas e geram clientes satisfeitos.