segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pontualidade é essencial no mercado de trabalho

Organização e equilíbrio ajudam a evitar atrasos que podem ser fatais para a imagem do funcionário

DANIELA PENHA/COLABORAÇÃO

A pontualidade é qualidade essencial para a formação de um bom profissional. Isso é o que pensam os coordenadores de Recursos Humanos e a maior parte dos patrões, que não consideram aqueles “cinco minutinhos” como um pequeno atraso, mas sim como perda de tempo, de dinheiro e, o que é pior, da credibilidade do funcionário.


Os atrasos, além de prejudiciais aos negócios, são também uma peça de autossabotagem que o funcionário prega em si mesmo. “A estrutura que a empresa oferece dá ao funcionário a possibilidade de construir uma carreira – e é claro que isso só virá para quem demonstra comprometimento com o trabalho. Pontualidade é sinal de comprometimento”, explica Kleber Duarte Santiago, gerente de RH do grupo Multicobra.

Em sua matriz, em Bauru, a empresa, que atua na área de cobranças, conta com 2,6 mil funcionários. Um dos segredos para manter a organização dentro da empresa é a pontualidade. Com estratégias como a oferta de um café da manhã aos funcionários do turno da manhã, a empresa busca incentivar a pontualidade sem precisar cobrá-la todo o tempo.

Kleber, que antes trabalhava em São Paulo e está em Bauru há apenas cinco meses, percebe diferenças de posturas entre Capital e Interior. “Lá [Capital], a pontualidade é muito cobrada. Aqui, não é necessário muita cobrança. Os funcionários têm a iniciativa da pontualidade porque querem crescer dentro da empresa”.

Por volta das 14h, quem passa pela quadra 11 da rua Cussy Júnior, local onde fica um dos prédios da empresa, pode constatar a afirmação de Kleber. Extensas filas de funcionários se aglomeram desde as 13h30 nas portas para não perderem o horário de entrada

“Um ou outro funcionário tem o costume de se atrasar. Mas, daí, a gente já sabe que essa pessoa não está comprometida com o trabalho e a imagem dela já não fica muito confiável”, avisa Kleber.

A seriedade do grupo, no entanto, não pode ser confundida com arbitrariedade. Juliana Regina Ruiz Burin, 21 anos, por exemplo, é assistente de RH. Apesar de garantir que é pontual, admite que tem 2 ou 3 atrasos em seu currículo. “Eu venho de ônibus e, pode parecer desculpa, mas, às vezes, acontece de ônibus quebrar. Mas, aviso o motivo, ligo, dou um jeitinho”, explica.

Organização e equilíbrio ajudam a evitar atrasos

Lívia Cordeiro é coordenadora de RH da empresa RH Assessoria e garante que planejamento é fundamental para que o funcionário consiga se organizar profissionalmente. “A organização e equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional são fundamentais”, diz. Ela ajudou a formular dicas para um cotidiano sem atrasos.

‘Pontualidade foi essencial para a minha promoção’

Júlia Maria Floriano, 29, é assistente de RH. Quando entrou no grupo Multicobra, no entanto, ela trabalhava como operadora de cobranças. “A pontualidade foi essencial para a promoção”, ela garante – e explica os motivos. Como operadora, Júlia realizava de 3 a 5 ligações em 5 minutos. “Se eu me atrasasse um pouquinho, a empresa perderia bastante”, afirma.

Ela diz que sempre foi pontual e que não tem dificuldades para chegar no horário. Moradora do bairro Vila Ipiranga, ela vem de transporte coletivo para o trabalho, que fica no Centro de Bauru. Para que isso não a atrapalhe, aprendeu a se organizar. “Eu me programo na noite anterior. Determino o horário em que eu vou levantar de acordo com o que eu tenho que fazer antes de sair para não ter como atrasar”, explica.

Em emergências, Júlia também sabe como agir. “É sempre bom ter o telefone de alguém do trabalho para avisar.”

Na opinião dela, o que define a pessoa que não tem pontualidade é o interesse que ela tem pelo trabalho. “Se a pessoa começa a faltar ou se atrasar é porque perdeu o interesse pelo emprego e não percebe que ela mesma está se prejudicando”.

O gerente Kleber concorda: “Quando a pessoa tem interesse, ela consegue encantar o chefe sem fazer força.”