quinta-feira, 28 de julho de 2011

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO – UM ESTUDO COM VENDEDORES DO SETOR DE BEBIDAS DA ZONA SUL DE SP

Este artigo tem como objetivo o fator motivacional do Vendedor em uma organização no Ramo de bebidas da Zona Sul de São Paulo. Nele trará as causas da motivação dos funcionários, o que pode ser feito caso o mesmo esteja desmotivado e os fatores que levam estes vendedores a se dedicar ao trabalho.

Saber o que motiva e o que satisfaz o trabalhador é descobrir o procedimento a ser adotado em relação a ele, para que melhore seu desempenho profissional e por conseqüência, o desempenho organizacional.

Em pesquisa de campo realizada com 75 vendedores contendo 8 perguntas e entrevista com gerência de vendas e departamento de RH de uma determinada empresa no ramo de bebidas, foi possível identificar alguns motivos que motivam e desmotivam os funcionários continuarem a se dedicar para esta organização.

Como principal foco se percebeu que existem algumas prioridades que motivam o vendedor: 1º Comissão; 2º Salário e 3º Benefícios. A Comissão se destacou neste ponto, pois o vendedor consegue variar seu salário ao fim do mês, seu esforço passa a ser recompensado e gratificante.

Outro ponto a ser enfatizado é: os funcionários se sentem valorizados e vêem oportunidades de crescimento dentro da empresa, este fator é extremamente relevante para que se possa desenvolver o trabalho com perspectivas de futuro.

Pontos de desmotivação também foram encontrados, podemos ressaltar: falta de treinamento aos vendedores, onde os impossibilitam de executar o trabalho com 100% de eficiência e falta de informação por parte do administrativo da empresa com relação à mudança de benefícios, variáveis entre outros. Uma possível solução encontrada para estes fatores foi à implementação de treinamentos no ato da contratação e um painel de vendas com informações das mudanças internas da organização.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema" 
(Autor Desconhecido).